Notícias de saúde

Pessoas com insônia e inflamação são propensas à depressão

27 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Pessoas com insônia têm um risco muito maior de desenvolver depressão se apresentarem inflamação crônica, segundo um novo experimento realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com resultados, idosos com insônia apresentaram três vezes mais chances de relatar sintomas de depressão se tivessem recebido uma dose de uma substância que promove inflamação.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 160 adultos com 60 anos ou mais em Los Angeles, dos quais 53 tinham insônia. Aproximadamente metade dos participantes foi exposta a uma endotoxina destinada a criar inflamação de curto prazo, incluindo 26 pessoas com insônia e 53 pessoas saudáveis com sono normal. Os resultados mostraram que os insones com inflamação tinham três vezes mais probabilidade de apresentar humor e sintomas depressivos do que os indivíduos saudáveis com inflamação.

Pessoas com insônia também apresentaram depressão por um período muito mais longo após a indução da inflamação, demonstrando mau humor por seis horas ou mais. Em comparação, qualquer aumento na depressão entre pessoas com sono saudável foi de curta duração. A inflamação crônica já foi associada a doenças como doenças cardíacas e câncer.

À medida que os seres humanos envelhecem, é provável que ocorra mais inflamação devido ao desgaste celular e à fragilidade do sistema imunológico. Isso pode ser agravado por doenças, estresse, hábitos pouco saudáveis ou dor. É possível que a privação crônica de sono torne o cérebro mais suscetível à inflamação. Substâncias bioquímicas inflamatórias podem penetrar mais facilmente em cérebros privados de sono, ou a falta de sono pode predispor as células cerebrais a reagirem mais intensamente à inflamação.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2025.1327.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários