Notícias de saúde
21 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Uma grande pesquisa nacional na Austrália avaliou mais de 5 mil mulheres de 40 a 69 anos e estimou que 23,7% apresentam algum grau de disfunção sexual, como queda de desejo, dificuldade de excitação ou outros problemas de resposta sexual. O estudo também analisou como as fases da menopausa influenciam esses sintomas.
Os resultados indicam que mulheres entre 55 e 59 anos relataram mais problemas de desejo e excitação do que aquelas de 40 a 44 anos. Um ponto importante foi a transição para a menopausa, especialmente o início da perimenopausa, fase em que as chances de queda de desejo e dificuldade de excitação foram quase duas vezes maiores em comparação com mulheres na pré-menopausa.
Além disso, mais de 23% das participantes relataram sofrimento pessoal ligado à vida sexual mesmo sem preencher critérios “formais” de disfunção — mostrando que o impacto pode ir além dos diagnósticos.
Especialistas destacam a necessidade de mais orientação, acesso a tratamentos e diretrizes específicas para a saúde sexual no climatério.
Fonte: The Lancet Obstetrics, Gynaecology, & Women’s Health. DOI: 10.1016/j.lanogw.2025.100024.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias