Notícias de saúde

Medicamentos de venda livre podem ser melhores que opioides para dor em cirurgias odontológicas

18 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, indica que a prescrição e opioides após cirurgia para extração dos dentes sisos pode ser desnecessária. De acordo com o estudo, uma combinação de ibuprofeno e paracetamol proporcionou melhor alívio da dor do que a combinação de hidrocodona e paracetamol nos dois primeiros dias após a cirurgia de extração dos dentes do siso.

Para o ensaio clínico, os pesquisadores recrutaram mais de 1.800 homens e mulheres que seriam submetidos à extração do dente do siso, um procedimento doloroso que requer incisão na gengiva e, às vezes, remoção óssea.

Aproximadamente metade dos participantes do estudo recebeu 400 miligramas de ibuprofeno e 500 miligramas de paracetamol para aliviar a dor, segundo o estudo. A outra metade recebeu 5 miligramas de hidrocodona com 300 miligramas de paracetamol.

Os pacientes monitoraram sua dor duas vezes ao dia, durante nove dias, usando diários eletrônicos, anotando não apenas a dor, mas também a qualidade do sono, a capacidade de realizar atividades diárias e a satisfação geral.

Em todas as medidas, os medicamentos de venda livre igualaram ou superaram os opioides, incluindo melhor qualidade do sono e menor interferência nas atividades diárias. Os pacientes que receberam opioides também apresentaram o dobro da probabilidade de retornar à clínica solicitando analgésicos adicionais.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.42467.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários