Notícias de saúde
18 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, indica que a prescrição e opioides após cirurgia para extração dos dentes sisos pode ser desnecessária. De acordo com o estudo, uma combinação de ibuprofeno e paracetamol proporcionou melhor alívio da dor do que a combinação de hidrocodona e paracetamol nos dois primeiros dias após a cirurgia de extração dos dentes do siso.
Para o ensaio clínico, os pesquisadores recrutaram mais de 1.800 homens e mulheres que seriam submetidos à extração do dente do siso, um procedimento doloroso que requer incisão na gengiva e, às vezes, remoção óssea.
Aproximadamente metade dos participantes do estudo recebeu 400 miligramas de ibuprofeno e 500 miligramas de paracetamol para aliviar a dor, segundo o estudo. A outra metade recebeu 5 miligramas de hidrocodona com 300 miligramas de paracetamol.
Os pacientes monitoraram sua dor duas vezes ao dia, durante nove dias, usando diários eletrônicos, anotando não apenas a dor, mas também a qualidade do sono, a capacidade de realizar atividades diárias e a satisfação geral.
Em todas as medidas, os medicamentos de venda livre igualaram ou superaram os opioides, incluindo melhor qualidade do sono e menor interferência nas atividades diárias. Os pacientes que receberam opioides também apresentaram o dobro da probabilidade de retornar à clínica solicitando analgésicos adicionais.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.42467.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias