Notícias de saúde

Jejum intermitente pode ajudar no controle do diabetes tipo 2

29 de agosto de 2022 (Bibliomed). O jejum intermitente pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar melhor seus níveis de açúcar no sangue, descobriu um novo estudo da Universidade de Maastricht na Holanda.

Para o estudo, 4 adultos com diabetes tipo 2 foram solicitados a limitar sua ingestão de alimentos a uma janela de 10 horas por dia, com a janela fechando o mais tardar às 18h. Eles foram equipados com dispositivos de monitoramento contínuo de glicose que mediam seus níveis de açúcar no sangue a cada 15 minutos.

As pessoas foram instruídas a comer como fariam normalmente durante a janela de ingestão de alimentos, sem restrições alimentares especiais. Fora desse horário, eles podiam beber água, chá puro, café preto e refrigerantes zero calorias.

Os participantes passaram três semanas nessa dieta de jejum intermitente e depois outras três semanas comendo como normalmente fariam sempre que quisessem. Durante a alimentação com restrição de tempo, os participantes acabaram com níveis normais de açúcar no sangue em média 15 horas por dia, em comparação com uma média de 12 horas diárias quando comiam sempre que queriam.

É importante ressaltar que a janela de alimentação de 10 horas mostrou-se segura para os participantes, que não experimentaram nenhum aumento significativo na hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) ou outros efeitos colaterais graves quando jejuaram, mostraram os resultados.

O jejum intermitente também pareceu ser um padrão alimentar fácil de adotar. De fato, os participantes acabaram caindo naturalmente em uma janela de ingestão de alimentos de 9 horas, uma hora a menos do que o permitido.

Segundo os autores, tanto a segurança quanto o sucesso desse plano de jejum intermitente podem ser explicados pelo fato de não ser tão restritivo quanto esse jejum normalmente. O fato de os participantes poderem comer o que quiserem também torna a dieta mais fácil de seguir.

Fonte: Diabetologia. DOI: 10.1007/s00125-022-05752-z.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários