Notícias de saúde

Aplicativos fitness podem desestimular a vida saudável

03 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Aplicativos fitness e contagem de calorias têm como objetivo melhorar o ânimo das pessoas, ajudando-as a se tornarem mais saudáveis ao monitorar seu progresso. No entanto, muitos os consideram extremamente desanimadores e totalmente prejudiciais. É o que indica estudo realizado na University College London, na Inglaterra.

Para o estudo, pesquisadores analisaram quase 14.000 postagens sobre cinco aplicativos populares de fitness na rede social Twitter, antes de sua mudança de nome para X.

Os aplicativos eram MyFitnessPal, Strava, WW, Workouts by Muscle Booster, Fitness Coach & Diet e FitCoach. A maioria das postagens (quase 8.500) era relacionada ao MyFitnessPal, seguido por Strava e WW (antigo Weight Watchers).

Os resultados mostraram que os aplicativos frequentemente geravam tanta frustração quanto motivação. Os usuários expressaram:

  • Vergonha por ter que registrar alimentos "não saudáveis".
  • Irritação com as notificações para registrar calorias ou reduzir o consumo de açúcar.
  • Decepção com o progresso lento em direção às metas estabelecidas pelos aplicativos.
  • Ceticismo em relação às metas rígidas estabelecidas pelos aplicativos.
  • Irritação com bugs que impediam o rastreamento adequado da atividade física.

De acordo com os autores, os relatos dos usuários nas redes sociais indicam que os aplicativos podem deixá-los desmotivados e levar à desistência do programa, o que é exatamente o contrário do que a ferramenta propõe.

Fonte: British Journal of Health Psychology. DOI: 10.1111/bjhp.70026.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários