Notícias de saúde

Fotos "perfeitas" em redes sociais podem causar problemas mentais em quem vê

02 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Sabe aquelas fotos postadas nas redes sociais por influenciadores fitness e academias? Como você se sente olhando para elas? Mesmo que os objetivos dessas imagens sejam estimular outras pessoas a se exercitarem e terem uma vida mais saudável, elas podem ter um efeito contrário.

Um estudo da Universidade de Malmo, na Suécia, mostrou que essas imagens levam à busca de uma perfeição física que, quando não alcançada, podem resultar em ideais corporais distorcidos e até doenças mentais.

Os pesquisadores explicam que a comparação social promovida pelas redes sociais pode gerar estresse em algumas pessoas, tanto por ver imagens de outras pessoas com realidades completamente diferentes da sua, quanto pela pressão de postar fotos de si mesmo, levando essas pessoas a criarem versões idealizadas de si mesmo.

Quando as pessoas percebem a realidade, elas levam um choque, e esse sentimento frustrante de inadequação pode levá-las a tentar idealizar novamente a vida que gostariam, fazendo com que elas entrem em um círculo vicioso difícil de escapar.

Fonte: Physical Culture and Sport. DOI: 10.2478/pcssr-2022-0005.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários