Notícias de saúde

Mulheres obtêm mais benefícios com exercícios físicos do que homens

26 de novembro de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo, realizado na Universidade de Xiamen, na China, relata que as mulheres se beneficiam muito mais do exercício físico do que os homens, obtendo ganhos consideravelmente maiores com muito menos esforço. Com a mesma quantidade de exercício, as mulheres experimentam uma redução de três vezes no risco de morte por doenças cardíacas em comparação aos homens.

Para o estudo, pesquisadores analisaram dados coletados de mais de 85.000 participantes do U.K. Biobank, um projeto de pesquisa de saúde de longo prazo no Reino Unido. Os participantes do estudo usaram rastreadores de atividade no pulso.

Os resultados mostraram que, para reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%, os homens precisam de 530 minutos de exercícios físicos moderados a vigorosos por semana. As mulheres precisam de apenas 250 minutos de exercício por semana — menos da metade — para obter um benefício comparável.

No geral, as mulheres que atingiram a meta recomendada de 150 minutos de exercício semanal apresentaram um risco 22% menor de doenças cardíacas, em comparação com um risco 17% menor nos homens que atingiram a mesma meta.

De acordo com os pesquisadores, fisiologicamente, os níveis de estrogênio circulante são muito mais altos em mulheres do que em homens, e o estrogênio pode promover a perda de gordura corporal durante a atividade física. Além disso, homens e mulheres também apresentam diferenças cruciais na composição da massa muscular, o que pode ajudar a explicar por que o exercício proporciona maiores benefícios às mulheres.

Para os autores, esses resultados surgem em meio a uma disparidade de gênero, na qual as mulheres são menos fisicamente ativas e menos propensas do que os homens a lidar adequadamente com seus fatores de risco para doenças cardíacas.

Fonte: Nature Cardiovascular Research. DOI: 10.1038/s44161-025-00732-z.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários