Notícias de saúde

Suplemento mineral pode ser opção legal a doping para atletas

02 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Os atletas podem melhorar seu desempenho adicionando suplementos minerais em suas dietas.

Na verdade, essa estratégia pode se tornar uma alternativa legal, saudável e perfeitamente aceitável ao doping e talvez até deixar os atletas dinamarqueses em vantagem em competições internacionais, disse o treinador dos Atletas Dinamarqueses de Elite à Reuters Health.

Alguns especialistas afirmam que as deficiências de minerais -- como selênio, zinco, magnésio, manganês e cálcio -- são prejudiciais às funções fisiológicas básicas do coração, dos músculos e do sistema imunológico, de acordo com o treinador Lars Nielsen.

"A Team Denmark, a instituição de esporte de elite desse país, dá grande ênfase às diretrizes ideais de nutrição, mas a idéia de suplementação mineral é nova", disse Nielsen.

Para testar o seu potencial, um pequeno grupo de atletas dinamarqueses de elite e voluntários em um estudo piloto, em que amostras de sangue serão analisadas para conteúdo mineral três vezes ao ano. Logo que as primeiras amostras de sangue forem analisadas, cada atleta receberá um regime personalizado de suplementos.

"Normalmente, os atletas de elite se esforçam a ponto de seus corpos ficarem esgotados de substâncias naturais como magnésio, zinco ou cálcio. Se você comparar esses atletas com pessoas normais, que não são tão ativas, você descobrirá que os atletas possuem necessidades de nutrientes enormes e, portanto, podem ficar com deficiências facilmente", destacou Knut Flylie, um especialista escandinavo em nutrição, em entrevista à Reuters Health.

Flylie esta conduzindo o estudo piloto em colaboração com a Federação Atlética Dinamarquesa e Nielsen.

Flylie disse que os primeiros benefícios da intervenção mineral devem se tornar aparentes quando os próximos Jogos Mundiais forem realizados em Edmonton, Canadá.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários