Notícias de saúde
25 de agosto de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo clínico realizado na Austrália revelou que a prática de ioga pode ser tão eficaz quanto os exercícios de fortalecimento muscular para aliviar a dor no joelho causada por osteoartrite (artrose). A pesquisa acompanhou 117 pessoas com idade média de 62 anos e diagnóstico de artrose no joelho, divididas em dois grupos: um praticava ioga e o outro realizava exercícios de fortalecimento, ambos por 24 semanas.
Após 12 semanas, ambos os grupos apresentaram melhora significativa na dor, sem diferenças estatísticas entre eles. No entanto, ao longo de 24 semanas, o grupo da ioga mostrou benefícios ligeiramente superiores em vários aspectos: alívio da dor, melhora da função do joelho, redução da rigidez, desempenho físico e até sintomas de depressão. Além disso, a qualidade de vida também teve leve melhora no grupo praticante de ioga.
Os pesquisadores destacam que, embora a ioga não tenha superado os exercícios tradicionais em termos de alívio da dor, ele se mostrou uma alternativa segura, eficaz e com vantagens adicionais em aspectos físicos e emocionais. Como os efeitos colaterais foram leves e semelhantes entre os grupos, o estudo sugere que a ioga pode ser uma opção viável como parte do tratamento para artrose de joelho, principalmente para quem busca uma abordagem mais holística e integrada à saúde.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.3698.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também