Notícias de saúde

Exercícios ajudam a melhorar postura e acabar com dores de coluna

23 de Junho de 2003 (Bibliomed). Os erros de postura adquiridos ao longo da vida podem provocar várias alterações, principalmente nas articulações e músculos. Mas esse processo pode ser revertido com um trabalho de fortalecimento da musculatura ao lado da coluna. “O alongamento tem papel fundamental, mas é preciso que a pessoa tenha persistência em realizar os exercícios para que os resultados apareçam”, ressaltou a fisioterapeuta Cláudia Greco, acrescentando que o exercício ajuda na coordenação, no equilíbrio, na respiração e a corrigir o corpo.

A especialista ensina que a pessoa deve cuidar da postura a vida toda, mas principalmente quando chega na terceira idade porque nessa fase “os ombros vão ficando mais curvos, gerando mal-estar, dor e incômodo. Em alguns casos, é preciso tratar com antiinflamatório”, explicou. A fisioterapeuta ensina que quem sente dor na região lombar, comum quando fica muito tempo sentado de forma errada, pode deitar de barriga para cima com o joelho dobrado e abraçar alternadamente as pernas, mantendo a respiração. Esse exercício deve ser feito uma ou duas vezes por dia.

Cláudia explica que a pessoa sente uma certa dificuldade de se adaptar à postura ideal, mas que os cuidados acabam virando um hábito a medida em que a musculatura se fortalece. Na hora de deitar, por exemplo, a pessoa deve se deitar primeiro de lado, virar de barriga para cima para depois ficar na posição que está acostumado a dormir. É indicado dobrar um pouco as pernas ou colocar um travesseiro debaixo dos joelhos para deixar a coluna dorsal apoiada no colchão-. Já na hora de levantar, a pessoa deve deitar de lado, apoiar o peso do corpo nos braços, ir se levantando devagar, levando as pernas para fora da cama-.

Para agachar para pegar peso, a pessoa deve dobrar os joelhos lentamente. “Nunca dobrar o tronco com os joelhos esticados”, ensinou-. Quando for ficar algum tempo em pé, para lavar vasilha ou passar roupa, a pessoa deve colocar um banquinho com cerca de 20 centímetros e apoiar cada hora uma das pernas para dobrar os joelhos. “E, a cada dez minutos, ficar nas pontas dos pés para ativar a circulação do sangue, o que evita varizes”, acrescentou.-

Quando for usar o computador, a pessoa deve ajustar a altura do monitor na altura dos olhos, manter os cotovelos na altura da mesa, posicionar o mouse junto ao teclado, procurar se sentar sempre alinhado com o eixo da cadeira e evitar a torção do tronco ao atender chamadas telefônicas. Pelo menos um dos pés deve ficar apoiado no chão. Se a pessoa for baixa, é bom colocar um apoio nos pés.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários