Notícias de saúde
14 de agosto de 2025 (Bibliomed). Pessoas que vivem em bairros com mais dias de calor intenso apresentam, em média, maior envelhecimento biológico do que pessoas que vivem em climas mais frios, relataram pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
A idade biológica rastreia o declínio da função nas células e sistemas do corpo, ao contrário da idade cronológica baseada na data de nascimento de uma pessoa. Ter uma idade biológica maior que a idade cronológica está associado a um risco maior de morte e doença.
Para este estudo, os pesquisadores examinaram a idade biológica de mais de 3.600 pessoas com 56 anos ou mais, participantes de um estudo sobre saúde e aposentadoria. Os participantes estavam localizados em todos os EUA. Amostras de sangue foram coletadas dos participantes em vários momentos durante o período de seis anos e foram analisadas em busca de alterações epigenéticas — mudanças na maneira como os genes individuais são "ligados" ou "desligados". Os pesquisadores usaram essas mudanças para calcular um "relógio epigenético" para cada pessoa no estudo, fornecendo uma estimativa de sua idade biológica.
Os pesquisadores então compararam a idade biológica das pessoas com a quantidade de calor que elas suportam onde vivem, conforme relatado pelo Serviço Nacional de Meteorologia entre 2010 e 2016. O NWS fornece três categorias para dias quentes: "Cuidado" para temperaturas entre 26 e 32 graus, "Extrema cautela" entre 32 e 39 graus e "Perigo" para qualquer temperatura acima de 40 graus.
Pessoas que vivem em locais com calor extremo apresentaram maior envelhecimento biológico, mesmo depois de levar em conta outros fatores como atividade física, consumo de álcool e tabagismo. Agora, os pesquisadores planejam investigar outros fatores que podem tornar algumas pessoas mais vulneráveis ??ao envelhecimento biológico relacionado ao calor e como esse envelhecimento pode afetar a saúde geral de uma pessoa.
Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.adr0616.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também