Notícias de saúde

Uso frequente de maconha está associado a riscos para a saúde vascular

20 de agosto de 2025 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista JAMA Cardiology sugere que o uso frequente de maconha, seja por meio de fumo ou ingestão de alimentos que contenham o THC (tetra-hidrocanabinol), pode afetar negativamente a saúde dos vasos sanguíneos. A pesquisa analisou 55 adultos que faziam uso da substância três ou mais vezes por semana durante pelo menos um ano, comparando-os com não usuários.

Os resultados mostraram que esses usuários tinham uma dilatação arterial reduzida, o que indica disfunção endotelial — um sinal precoce de problemas cardiovasculares. Quanto maior a frequência do uso ou a quantidade de THC consumida, pior era a função das artérias.

Além disso, os pesquisadores observaram que o sangue dos fumantes de maconha causou uma redução de 27% na liberação de óxido nítrico por células endoteliais cultivadas em laboratório. O óxido nítrico é essencial para manter os vasos dilatados e o fluxo sanguíneo adequado. Essa alteração foi semelhante à observada anteriormente em fumantes de tabaco.

Por outro lado, o consumo de comestíveis com THC não causou a mesma queda no óxido nítrico, o que sugere que a forma de uso (inalada vs ingerida) pode impactar de maneiras diferentes a saúde vascular.

Embora o estudo tenha limitações devido ao número reduzido de participantes, ele alerta para os potenciais riscos cardiovasculares do uso crônico de cannabis, especialmente quando fumada.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2025.1399.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários