Notícias de saúde

Dependência Múltipla Requer Tratamento Diferenciado

28 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Não é nenhum segredo que muitas pessoas que lutam contra a dependência de álcool, algumas vezes, têm problemas com outras drogas. A surpresa é que o dependente de álcool e pessoas com dependência múltipla geralmente recebem o mesmo tipo de tratamento e podem até receber tratamento juntos em programas integrados.

Conforme um novo artigo publicado na edição de dezembro do Alcoholism: Clinical and Experimental Research, há características específicas encontradas entre essas pessoas que podem ajudar os médicos a proporcionar tratamentos mais apropriados.

A equipe de Tammy W. Tam, do Alcohol Research Group, em Berkeley (Califórnia), observou quase 500 pessoas dependentes de álcool e mais de 200 pessoas com dependência múltipla de drogas e álcool que estavam inscritas em uma organização mantenedora de saúde (HMO, sigla para health maintenance organization).

"Nosso estudo verificou que (os participantes da pesquisa) podem ser diferenciados por características demográficas, padrões de iniciação e dependência de substâncias, gravidade nos problemas psiquiátricos e sociais", explicou Tam à Reuters Health.

"Mesmo nesta população relativamente homogênea da HMO poderiam haver diferentes necessidades de tratamento para grupos específicos que os programas de tratamento unificados contra álcool e drogas não atingem", acrescentou o pesquisador.

Entre as características apontadas pela equipe estava o fato de homens afro-americanos, jovens e pessoas com nível médio de escolarização ou menor apresentarem as maiores probabilidades de serem dependentes múltiplos.

Um fator especialmente importante foi se uma determinada pessoa era dependente de álcool ou droga antes dos 18 anos de idade. "Problemas psiquiátricos e familiares ou sociais também foram associados à dependência combinada", informaram os pesquisadores.

Conforme os autores, esses resultados enfatizaram "a importância clínica de fornecer serviços dirigidos a problemas psicológicos combinados a programas de tratamento para álcool e drogas".

Como o grupo estudado foi relativamente homogêneo em termos socioeconômicos e de seguridade, tornando impossíveis as generalizações, a equipe continua estudando o assunto em um espectro maior da população.

"Nosso objetivo é examinar diferentes necessidades de tratamento entre indivíduos que são dependentes apenas de álcool e dependentes de álcool e droga assim como verificar se tais necessidades são consistentes entre indivíduos ao iniciar o tratamento em setores públicos ou privados", disse Tam à Reuters Health.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários