Notícias de saúde

“Produtos químicos eternos” são encontrados em água da torneira e engarrafada em todo o mundo

11 de julho de 2025 (Bibliomed). As substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas (PFAS), conhecidas como "produtos químicos eternos", podem ser encontrados na água potável em todo o mundo, seja ela proveniente da torneira ou de uma garrafa, alerta estudo realizado na Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

PFAS são uma categoria de produtos químicos manufaturados que se tornaram uma preocupação crescente para a saúde ambiental e humana. Os PFAS são chamados de "produtos químicos eternos" porque combinam moléculas de carbono e flúor, uma das ligações químicas mais fortes possíveis, o que dificulta muito a remoção e a decomposição do PFAS.

Dez produtos químicos PFAS específicos foram encontrados em amostras de água engarrafada e de torneira provenientes de 15 países ao redor do mundo. Por exemplo, os produtos químicos PFOA e PFOS foram detectados em mais de 99% das amostras de água engarrafada testadas. No entanto, os pesquisadores também descobriram que ferver a água ou passá-la por um filtro de carvão pode reduzir substancialmente os níveis de PFAS na água potável, diminuindo-os de 50% para 90%.

Para o estudo, os pesquisadores testaram 112 amostras de água engarrafada de lojas físicas e online na Grã-Bretanha e na China. As amostras abrangeram 87 marcas, com fontes de água originárias de 15 países da Ásia, Europa, América do Norte e Oceania. No geral, substâncias químicas PFAS foram detectadas em 63% das águas engarrafadas. Não houve diferença significativa nos níveis de PFAS entre águas em recipientes de vidro ou plástico, ou entre águas engarrafadas sem gás e com gás.

Os pesquisadores também testaram 41 amostras de água da torneira da Grã-Bretanha e da China e descobriram que a água da torneira chinesa tendia a ter concentrações mais altas de PFAS do que a água britânica.

Os compostos de PFAS são usados em produtos de consumo desde a década de 1940, incluindo espuma extintora de incêndio, utensílios de cozinha antiaderentes e embalagens de alimentos, disseram pesquisadores. Alguns dos problemas de saúde associados aos PFAS incluem menor resposta imunológica à vacinação, comprometimento da função hepática, redução do peso ao nascer e aumento do risco de alguns tipos de câncer.

Fonte: ACS ES&T Water. DOI: 10.1021/acsestwater.4c00533.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários