Notícias de saúde
24 de setembro de 2025 (Bibliomed). Plásticos domésticos — encontrados em garrafas de água, embalagens de alimentos, xampus e brinquedos — podem estar contribuindo para centenas de milhares de mortes por doenças cardíacas no mundo todo a cada ano, sugere estudo realizado na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
O estudo analisou dados de saúde e descobriu que "produtos químicos em todos os lugares" contribuíram para 368.764 ou 13% de todas as mortes por doenças cardíacas em 2018, entre homens e mulheres de 55 a 64 anos. Aproximadamente 75% das mortes ocorreram em países em desenvolvimento, incluindo Ásia, Oriente Médio e Pacífico
Ftalatos, substâncias químicas adicionadas ao plástico para torná-lo mais flexível, têm sido associados a acidentes vasculares cerebrais, infertilidade masculina, defeitos congênitos, câncer, obesidade, inflamação, pressão alta e TDAH.
Os ftalatos contribuem para a inflamação e a inflamação sistêmica nas artérias coronárias, o que pode acelerar doenças existentes e levar a eventos agudos, incluindo mortalidade. Além disso, os pesquisadores explicam que os ftalatos alteram a testosterona, e a baixa testosterona um preditor de doenças cardiovasculares em adultos.
Enquanto alguns pesquisadores chamam os ftalatos de "substâncias químicas onipresentes", os cientistas também se referem a eles como " substâncias químicas desreguladoras endócrinas ", que podem afetar os hormônios do corpo.
A exposição aos ftalatos ocorre pela inalação de ar contaminado ou pela ingestão de alimentos que estiveram em contato com plástico. Para limitar a exposição, os pesquisadores recomendam evitar plásticos o máximo possível. Nunca os colocar em micro-ondas ou máquina de lavar, e tentar optar por armazenar alimentos em recipientes de vidro, cerâmica ou aço inoxidável. Além disso, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados também pode reduzir os níveis de exposição química com os quais você entra em contato.
Fonte: eBiomedicine. DOI: 10.1016/j.ebiom.2025.105730.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também