Notícias de saúde

Produto químico que pode causar câncer é encontrado em vários produtos do dia a dia

16 de novembro de 2022 (Bibliomed). Um produto químico chamado sulfato de perfluooctano (PFOS) tem sido associado ao tipo mais comum de câncer de fígado, indica um novo estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Os PFOS são usados em uma ampla gama de produtos de consumo e industriais e são chamados de "produtos químicos para sempre" porque se decompõem muito lentamente e se acumulam no meio ambiente e no tecido humano. É possível encontrar PFAS em produtos como embalagens de fast food, panelas antiaderentes e roupas impermeáveis.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue e tecidos humanos coletadas como parte de um estudo em larga escala. Eles então compararam amostras de 50 pacientes com câncer de fígado com 50 outros que não desenvolveram câncer. As análises mostraram vários tipos de substâncias polifluoroalquil (PFAS) - a família de produtos químicos à qual o PFOS pertence - nas amostras de sangue de pacientes colhidas antes do diagnóstico de câncer de fígado.

A ligação mais forte foi entre PFOS e câncer de fígado. Pessoas com níveis de PFOS nos 10% superiores tinham 4,5 vezes mais chances de desenvolver câncer de fígado do que aquelas com os níveis mais baixos, descobriram os pesquisadores. Os pesquisadores encontraram vidências de que o PFOS interrompe os processos metabólicos normais no fígado, fazendo com que mais gordura se acumule no órgão. A doença hepática gordurosa é conhecida por aumentar o risco de câncer de fígado.

Fonte: JHEP Reports. DOI: 10.1016/j.jhepr.2022.100550.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários