Notícias de saúde

Botox Ajuda Crianças com Paralisia Cerebral

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Crianças com paralisia cerebral também podem ser beneficiadas por injeções de toxina botulínica (botox), substância normalmente associada à cirurgia plástica, sugeriu um novo estudo. A toxina é injetada nos músculos da panturrilha e pode ajudar as crianças a andar melhor além de produzir benefícios a longo prazo.

Os músculos das pessoas com paralisia cerebral geralmente se contraem espontaneamente e apresentam reações exageradas aos estímulos, característica denominada espasticidade. A injeção de toxina botulínica ajuda a reduzir a espasticidade e permite que a pessoa tenha uma grau maior de controle sobre os movimentos dos músculos.

"A toxina botulínica oferece um tratamento dirigido contra a espasticidade em crianças com paralisia cerebral sem causar a perda de sensibilidade", informou T. Ubbi, do Departamento de Pediatria e Saúde da Criança da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

Cerca de 40 crianças inscritas no estudo receberam injeção de toxina botulínica ou de placebo nos músculos da panturrilha. Em intervalos de vários meses após as injeções, videotape e outros métodos foram usados para determinar se o problema havia melhorado.

"Observamos melhora significativa no contato inicial dos pés em seis e 12 semanas depois da aplicação da toxina botulínica", informou a equipe de Ubbi. "A melhora foi mantida até 12 semanas após as injeções", avaliaram os pesquisadores. Ubbi enfatizou que o objetivo não é usar a injeção para substituir o tratamento tradicional que inclui fisioterapia e o uso de aparelhos.

A toxina botulínica é produzida pela bactéria "Clostridium botulinum". Hoje, é usada rotineiramente por cirurgiões plásticos para suavizar as linhas do rosto ao paralisar os músculos que estão sob a pele. Também é usada durante cirurgias para imobilizar os músculos.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários