Notícias de saúde
16 de maio de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo revelou que crianças expostas à fumaça da maconha (cannabis) dentro de casa apresentam níveis detectáveis de substâncias da planta na urina. A pesquisa analisou 275 crianças e constatou que aquelas que vivem em lares onde há consumo de cannabis têm cinco vezes mais chances de apresentar biomarcadores da substância no organismo.
O estudo, realizado nos Estados Unidos, analisou amostras de urina de crianças com idade média de 3,6 anos. Entre os participantes, 27,3% apresentaram compostos de THC no corpo. As chances de exposição foram significativamente maiores em residências onde houve relato de consumo de cannabis nos sete dias anteriores ao estudo.
A fumaça da cannabis contém produtos químicos tóxicos e cancerígenos, assim como a do tabaco. Por isso, os pesquisadores alertam que evitar o consumo dentro de casa pode reduzir substancialmente a exposição infantil a essas substâncias nocivas. Como crianças passam a maior parte do tempo no ambiente doméstico, os especialistas reforçam a necessidade de conscientização sobre os riscos.
Embora este estudo não tenha medido efeitos diretos na saúde das crianças, os pesquisadores destacam que a exposição passiva a essas substâncias pode trazer impactos ao desenvolvimento infantil. Eles sugerem a implementação de políticas e campanhas educativas para informar os responsáveis sobre os riscos da fumaça da cannabis dentro de casa.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.55963.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também