Notícias de saúde

Segurança do uso de cannabis e tabaco dividem a opinião pública nos EUA

04 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Embora as taxas de uso de cigarro estejam em declínio, cada vez mais adultos nos Estados Unidos estão usando cannabis. A percepção de segurança é um fator importante para o uso de substâncias e para a formulação de políticas públicas. No entanto, pouco se sabe sobre as visões comparativas dos adultos dos EUA sobre a segurança do tabaco e da cannabis.

Uma pesquisa recente com 5.035 adultos nos Estados Unidos revelou que o fumo diário de cannabis ou a exposição à fumaça dessa substância é percebido como mais seguro do que o tabaco. Além disso, ao longo do tempo, as opiniões cada vez mais favoreceram a segurança da cannabis em comparação com a fumaça do tabaco.

Conduzido como um estudo de levantamento, esse estudo longitudinal utilizou um questionário online administrado em 2017, 2020 e 2021. Foram incluídos adultos dos EUA que participaram do Ipsos KnowledgePanel, um painel de pesquisa populacional e representativo nacionalmente. Os dados foram analisados de março de 2021 a junho de 2023.

Duas perguntas diretas compararam a percepção de segurança do fumo diário de cannabis com o do tabaco em termos de exposição à fumaça de primeira mão. Além disso, perguntas adicionais avaliaram as percepções de segurança da fumaça de tabaco de segunda mão para adultos, crianças e mulheres grávidas, com um conjunto análogo de perguntas para a fumaça de cannabis de segunda mão.

Os resultados dessa pesquisa sugerem a necessidade de esforços de saúde pública para educar a população sobre os potenciais riscos e conter a crescente aceitação social da exposição à fumaça da cannabis, semelhante aos esforços educativos do passado em relação à fumaça de tabaco de segunda mão.

Essa pesquisa não apenas destaca a divisão nas percepções públicas em relação à segurança do uso de cannabis e tabaco, mas também enfatiza a necessidade de conscientização pública sobre os riscos associados ao uso de cannabis e à exposição à sua fumaça. Com a crescente aceitação social da cannabis, medidas de educação semelhantes às adotadas para a fumaça de tabaco de segunda mão podem ser necessárias para informar a população sobre os riscos potenciais e promover escolhas mais informadas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.28691.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários