Notícias de saúde

Pílula anticoncepcional poderia reduzir risco de câncer de ovário

15 de maio de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo da Universidade do Sul da Austrália revelou que o uso da pílula anticoncepcional pode diminuir significativamente o risco de câncer de ovário. A pesquisa analisou dados de mais de 221 mil mulheres e constatou que aquelas que já usaram a pílula apresentaram um risco 26% menor de desenvolver a doença. Para as mulheres que usaram o medicamento após os 45 anos, essa redução foi ainda maior, chegando a 43%.

Os pesquisadores também identificaram outros fatores que influenciam o risco de câncer de ovário, como peso corporal, altura e certas enzimas do fígado. Além disso, mulheres que tiveram dois ou mais filhos apresentaram um risco 39% menor da doença em comparação com aquelas que não tiveram filhos.

O câncer de ovário é um dos mais letais, muitas vezes diagnosticado em estágios avançados. Atualmente, apenas 30% das mulheres diagnosticadas em fase avançada sobrevivem por mais de cinco anos. Por outro lado, quando detectado precocemente, a taxa de sobrevivência sobe para mais de 90%.

Os cientistas acreditam que reduzir o número de ovulações ao longo da vida pode ser uma estratégia eficaz na prevenção do câncer de ovário. O estudo, que utilizou inteligência artificial para analisar os dados, abre portas para novos métodos de detecção precoce e prevenção.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, esses achados reforçam a importância de considerar a pílula anticoncepcional não apenas como um método contraceptivo, mas também como uma possível aliada na prevenção do câncer de ovário.

Fonte: International Jpurnal of Gynecological Cancer. DOI: 10.1136/ijgc-2024-005424.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários