Notícias de saúde

Diabéticos tipo 1 têm medo de praticar exercícios físicos

29 de abril de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado na University of Dundee, na Escócia, descobriu que o medo de sofrer uma queda nos níveis de açúcar no sangue faz com que muitas pessoas com diabetes tipo 1 deixem de praticar exercícios físicos. No entanto, caso seu médico se dispusesse a discutir como controlar o diabetes durante os exercícios, elas se sentiam mais encorajadas a se exercitarem.

O diabetes tipo 1 é um distúrbio autoimune no qual o sistema imunológico ataca o pâncreas, danificando gravemente ou destruindo sua capacidade de produzir insulina. Como resultado, as pessoas devem monitorar constantemente seus níveis de açúcar no sangue e tomar insulina diariamente. Exercícios regulares podem ajudar indivíduos com diabetes a atingir suas metas de glicemia, melhorar sua composição corporal e condicionamento físico, além de reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames, que é maior em pessoas com diabetes tipo 1.

Para este estudo, os pesquisadores entrevistaram 463 homens e mulheres com diabetes tipo 1, perguntando a eles sobre 13 fatores que os impediriam de se exercitar regularmente nos próximos seis meses. Esses fatores incluíam perda de controle sobre o diabetes, risco de hipoglicemia, medo de ficar cansado, preocupações em se machucar, baixo nível de condicionamento físico e falta de apoio de amigos ou familiares. Os resultados mostraram que a preocupação com a queda do nível de açúcar no sangue foi de fato um dos principais motivos pelos quais alguns diabéticos evitam exercício.

No entanto, os pesquisadores descobriram que as pessoas tinham menos medo de hipoglicemia se entendessem a importância de ajustar a dose de insulina e a ingestão de carboidratos antes e depois do exercício. Ambas as estratégias podem evitar uma queda de açúcar no sangue causada pela atividade física. Os resultados mostram que as pessoas também se sentiram melhor em relação aos exercícios se conversassem sobre eles com um profissional de saúde em uma clínica de diabetes.

Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários