Notícias de saúde

Brasil: Varizes: O Tratamento Vai Além da Questão Estética

São Paulo, 21 de Dezembro de 2000(eHLA). Varizes, veias varicosas, doença varicosa são os termos tanto populares como científicos, pelos quais se conhece esta modalidade de doença venosa crônica, considerada a 7ª doença crônica do mundo ocidental. O tratamento das varizes não é apenas uma questão estética, mas também tem por objetivo evitar complicações como a varicotrombose (obstrução por trombos, por coágulos nas veias varicosas) e a ruptura de varizes. “As varizes são uma doença crônica em que as veias superficiais localizadas nos membros inferiores tornam-se tortuosas, dilatadas, apresentando diâmetros variáveis e aspecto antiestético”, explica Profa. Dra. Merisa Garrido,membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

“Não existe cura definitiva para as varizes, porque se tratam umas e aparecem outras, porém existem tratamentos que podem retirar as existentes, aliviar os sintomas, melhorar a aparência e prevenir suas complicações”, diz a médica. A causa precisa para o surgimento das varizes não é conhecida, mas deve-se provavelmente ao enfraquecimento das paredes das veias por um fator genético, determinante. Existem também os chamados fatores desencadeantes: gestação, obesidade, condições de trabalho (longas horas de pé ou sentado), uso de anti-concepcionais, tabagismo, certas doenças, como a insuficiência respiratória crônica, etc.

O paciente sente desconforto que pode ser traduzido tanto pela aparência anti-estética que as varizes conferem às pernas, como pelo incômodo que determinam o inchaço dos tornozelos, a sensação, de peso, o formigamento ou o prurido (coceira) e a dor nos finais de dia. Este desconforto aumenta nas mulheres durante o período menstrual ou durante a gestação. “O acanhamento de mostrá-las, muitas vezes priva o paciente do prazer de determinados tipos de lazer tão comuns e agradáveis num país de clima tropical como o nosso”, alerta Merisa.

Tratamento

Segundo Dra. Merisa, o tratamento das varizes é operatório. O tratamento clínico é reservado às pessoas que não têm condição física para se submeter ao tratamento cirúrgico, ou às gestantes. “Atualmente as contra-indicações ao tratamento operatório são poucas devido ao aperfeiçoamento das técnicas e à simplificação dos procedimentos. Deste modo, também o retorno ao trabalho não demanda muito tempo, sobretudo se for utilizada anestesia local”, diz a médica. Tudo depende da extensão do processo varicoso e muitas vezes é possível operar ambas as pernas no mesmo ato cirúrgico.

Prevenindo as Varizes

* Controlar o peso;
* Evitar permanecer longas horas de pé ou sentado;
* Praticar exercícios, sobretudo a natação, a hidroginástica, passeios de bicicleta e as caminhadas são aconselháveis para estimular a ação da musculatura;
* Evitar a musculação;
* Evitar a exposição exagerada ao sol;
* Evitar locais quentes;
* Evitar sapatos de saltos excessivamente altos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários