Notícias de saúde

32% dos brasileiros estão acima do peso ideal

04 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Foi-se o tempo em que o excesso de peso era um problema sério apenas nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 32% da população brasileira estão com sobrepeso e 8% são obesos. Entre as pessoas com mais de 50 anos o problema é ainda mais grave: mais da metade da população nessa faixa etária sofre com o excesso de peso.

Mais que uma questão estética, o excesso de peso é um problema de saúde pública. De acordo com o Consenso Latino Americano de Obesidade, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência de doenças associadas ao excesso de peso. Para se ter uma idéia, a principal causa de morte no Brasil – as doenças cardiovasculares – está diretamente relacionada com a obesidade. O excesso de peso predisporia a essas doenças devido à anormalidades no metabolismo dos lípides, glicose e pressão arterial.

No Brasil, a obesidade apresenta uma tendência secular de crescimento em todas as regiões e faixas sócio-econômicas, especialmente em extratos populacionais mais carentes e com menor acesso à informação. Esse crescimento reflete mudanças de estilo de vida associadas a um ambiente que incentiva hábitos sedentários e excessos alimentares, principalmente gordura.

Mas, apesar de haver uma apreensão crescente no que se refere ao impacto sobre a saúde e a economia causado pelo excesso de peso e pela obesidade no mundo, não existe ainda uma estratégia nacional para prevenção e tratamento da doença crônico-degenerativa mais comum em nosso país, o que põe em risco a qualidade de vida, a saúde futura e a expectativa de vida não somente dos adultos com sobrepeso, como também das crianças obesas que já sofrem das doenças relacionadas à obesidade.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários