Notícias de saúde
21 de agosto de 2012 (Bibliomed). O Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo. Estima-se que quase todos os brasileiros façam algum tratamento de pele, seja por questões estéticas ou de saúde. Contudo, o estilo de vida adotado por grande parte da população está acelerando o envelhecimento da pele.
Hoje, as pessoas, especialmente as mulheres, estão buscando tratamentos estéticos mais cedo. Múltiplos são os fatores que podem fazer com que a pele envelheça mais rapidamente. O principal fator – e o que não se tem como mudar – é o genético: pessoas com pele e olhos claros tendem a envelhecer mais rápido do que aqueles com pele e olhos escuros, principalmente quando essas pessoas se expõem ao sol para ficarem bronzeadas.
Entretanto, a adoção de um estilo de vida inadequado, como a exposição exagerada ao sol, uma rotina estressante, a falta do uso de filtro solar ou uso inadequado do mesmo, também podem fazer a pele envelhecer mais rápido. Outros fatores, como uma alimentação rica em gordura, ingerir menos de dois litros de água por dia, ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado ou aquecedor, fumar, dormir pouco e ficar exposto à poluição das grandes cidades interferem no envelhecimento natural.
Alimentos como tomate e chá preto ajudam a proteger a pele, bem como ingerir dois litros de água por dia, evitar se expor ao sol e usar sempre o protetor solar conforme indicações do fabricante. Antes de iniciar qualquer tratamento estético, por mais simples que ele pareça ser, deve-se consultar um dermatologista.
Fonte: LDC Comunicação, 14 de agosto de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também