Notícias de saúde

Como prevenir as varizes?

19 de abril de 2013 (Bibliomed). Existem vários fatores que colaboram no surgimento de varizes – o aumento das veias nas pernas. É interessante conhecer esses fatores para buscar formas de prevenir o problema, que afeta cerca de 50% das mulheres e 15% dos homens. As mulheres sofrem mais com o problema decido a alterações que os hormônios femininos causam nas veias.

De acordo com a cirurgiã Dra. Ana Carolina Ribeiro, do Hospital Daher, a hereditariedade da doença é um fator forte, mas existem também outras questões que contribuem para o surgimento do problema. Ela explica que “fatores como ficar em pé ou sentado por períodos prolongados, sedentarismo, gravidez, tabagismo e obesidade também agravam as varizes existentes e predispõe o surgimento de novas varizes”.

A prevenção foca nas atitudes descritas acima. A pessoa deve evitar longos períodos de imobilidade, a obesidade, o uso de contraceptivos hormonais e a constipação intestinal. Para a Dra. Ana Carolina, abandonar o sedentarismo é essencial. “Para contribuir e afastar os fatores que colaboram para o surgimento das varizes é indicado dar preferência às atividades aeróbicas”.

Pessoas que têm histórico familiar da condição devem estar atentas aos sinais do próprio corpo e estar em dia com suas consultas médicas com um especialista.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Daher, 17 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários