Notícias de saúde
25 de abril de 2025 (Bibliomed). Uma francesa perdeu a visão temporariamente após desenvolver uma alergia a tinta de cabelo que tinha em sua composição para-fenilenodiamina, um tipo de amina aromática.
A mulher de 61 anos, sem histórico prévio de problemas de visão, foi ao médico com visão progressivamente turva em ambos os olhos alguns dias após tingir o cabelo com tinta capilar contendo aminas aromáticas.
Após exame, foi descoberto que a mulher tinha múltiplos descolamentos de retina que se assemelhavam aos danos que podem ocorrer em retinopatias ligadas a certas enzimas encontradas no olho, chamadas MEK1 ou MEK2. Os olhos da mulher também apresentavam um "espessamento da retina neurossensorial" prejudicial à saúde.
Testes foram conduzidos para descartar uma série de causas possíveis, incluindo infecções e até mesmo câncer. No final, o dano à retina causado pelo ingrediente da tintura de cabelo foi diagnosticado com base na associação temporal entre os sintomas e a exposição à tintura de cabelo.
Após trocar a marca de tintura, a visão da mulher voltou gradativamente no prazo de um mês. Quatro anos após o ocorrido, a paciente relatou usar tintura de cabelo sem aminas aromáticas e não teve nenhuma recorrência.
Este não foi o primeiro episódio envolvendo problemas de visão causados por tintura de cabelo, sendo que em 2022 três casos foram relatados apenas na França. Segundo os pesquisadores, esses episódios devem servir de alerta para que as pessoas se atentem à composição química dos produtos de beleza que usam.
Fonte: JAMA Ophthalmology. DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2024.3453.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também