Notícias de saúde

Alemanha Atesta Terceiro Caso de Doença da Vaca Louca no País

MUNIQUE, Alemanha (Reuters) - As autoridades sanitárias no Estado meridional da Bavária informaram na quarta-feira ter identificado o terceiro caso de doença da vaca louca na Alemanha, intensificando o temor crescente entre os consumidores.

Uma porta-voz da autoridade sanitária da cidade de Cham, na Bavária, disse que um exame confirmou o terceiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) na Alemanha, depois de um exame anterior conduzido na terça-feira ter dado resultado inconclusivo.

A Alemanha afirmou por muito tempo estar livre do BSE. Dois dos três casos agora descobertos foram identificados na Bavária, que produz quase 30 por cento da carne bovina alemã.

O país anunciou novas medidas de segurança na terça-feira, no mesmo dia em que a Áustria, que faz fronteira com a Bavária e até agora não teve casos de BSE, pediu a Bruxelas autorização para proibir a entrada de carne alemã em seu território.

Depois de a comissão executiva da União Européia (UE) pedir a interrupção da venda de salsichas contendo carne bovina, o ministro da Saúde alemã, Andrea Fischer, procurou acalmar os temores dos consumidores.

Afirmou que não é preciso retirar as salsichas das lojas porque as partes dos animais que se acredita serem responsáveis pelo equivalente humano do BSE, a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), já deixaram de ser usadas na produção das salsichas.

"As salsichas não contêm cérebros bovinos há um ano e um dia. Não existe razão para tomar medidas drásticas", disse o ministro à rádio alemã.

Fischer exortou o comissário de segurança alimentar da UE, David Byrne, a tornar permanente a proibição do uso de ração contendo elementos animais, imposta pelo prazo de apenas seis meses.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários