Notícias de saúde
26 de março de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa inovadora publicada no Journal of Behavioral Addictions identificou marcadores cerebrais que podem indicar a vulnerabilidade de adolescentes à dependência de videogames. O estudo, publicado no Journal of Behavioral Addictions, analisou dados de 6.143 jovens de 10 a 15 anos ao longo de quatro anos, usando exames de ressonância magnética funcional (fMRI) e questionários sobre comportamento em jogos eletrônicos.
Os resultados mostraram que adolescentes com maior número de sintomas de dependência apresentavam menor atividade cerebral na região associada à tomada de decisões e ao processamento de recompensas durante os exames iniciais. Essa resposta reduzida ao estímulo de recompensas, especialmente as não relacionadas a jogos, pode ser um fator chave no desenvolvimento de comportamentos problemáticos com videogames.
Segundo os autores do estudo, os jogos, por si só, não são prejudiciais, mas existe um limite. Este estudo demonstra que alguns jovens são mais suscetíveis à dependência do que outros. Eles destacam a importância de encontrar o equilíbrio entre o uso saudável e prejudicial dos jogos, especialmente considerando o papel social dos videogames na vida dos adolescentes.
A pesquisa utilizou dados do Adolescent Brain Cognitive Development (ABCD) Study, um projeto nacional que acompanha mais de 11 mil crianças desde 2015. Este banco de dados permite entender diferentes aspectos do desenvolvimento adolescente e já influencia políticas públicas globais relacionadas à saúde jovem.
Os pesquisadores esperam que essas descobertas ajudem a identificar adolescentes em risco e a desenvolver estratégias para prevenir comportamentos de dependência.
Fonte: Journal of Behavioral Addictions. DOI: 10.1556/2006.2024.00068.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também