Notícias de saúde

Feijão e ervilha são os melhores substitutos para carne e leite

25 de março de 2025 (Bibliomed). Um estudo recente revelou que alimentos minimamente processados, como feijões, ervilhas e soja, são as melhores alternativas à carne e ao leite. Essas leguminosas superam produtos processados, como hambúrgueres vegetais e leites vegetais, em termos de nutrição, saúde, impacto ambiental e custo.

Os resultados, publicados no Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram que o consumo de leguminosas pode reduzir pela metade os desequilíbrios nutricionais em países de alta renda, como Reino Unido, Estados Unidos e Europa. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa, uso da terra e da água diminuiriam mais de 50%, enquanto os custos cairiam cerca de um terço.

Por outro lado, o estudo destaca que carnes cultivadas em laboratório apresentam altos custos, emissões e poucos benefícios à saúde, tornando-as a pior opção como substituto. Produtos processados à base de plantas, como hambúrgueres vegetais, também oferecem benefícios significativos, mas em menor escala quando comparados aos alimentos minimamente processados.

Uma descoberta interessante foi o desempenho do tempeh, um alimento tradicional indonésio feito de soja fermentada. Ele combina alto valor nutricional com baixo processamento, posicionando-se como uma das melhores opções.

Os pesquisadores ressaltam que reduzir o consumo de carne e leite é essencial para combater as mudanças climáticas, preservar a biodiversidade e melhorar a saúde. A solução, segundo eles, está em políticas públicas que incentivem o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, sem depender de tecnologias caras ou processos complexos.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2319010121.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários