Notícias de saúde

Uso de cannabis pelos pais pode influenciar atitudes de adolescentes

24 de março de 2025 (Bibliomed). Um estudo da Washington State University, nos Estados Unidos, revelou que adolescentes que acreditam que seus pais usam maconha têm mais chances de desenvolver atitudes favoráveis à droga e de considerar experimentá-la. Publicada no Journal of Child and Family Studies, a pesquisa destacou que a relação entre pais e filhos e o monitoramento parental têm papéis cruciais na formação dessas percepções.

Os pesquisadores entrevistaram 276 adolescentes de 13 a 17 anos no estado de Washington, onde o uso recreativo de cannabis é legal. Cerca de 32% dos jovens acreditavam que seus pais usavam cannabis, enquanto 25% pensavam o mesmo sobre suas mães. Essas percepções estavam associadas a atitudes mais positivas em relação à droga e maior intenção de experimentá-la.

O estudo revelou que a proximidade com os pais tem efeitos distintos com base no gênero. Adolescentes próximos a mães que não usavam cannabis demonstraram menor intenção de uso. Por outro lado, aqueles próximos a mães usuárias apresentaram maior aceitação e intenção de consumo. Já a proximidade com os pais, independentemente de serem usuários ou não, estava associada a uma visão mais positiva sobre a droga.

A supervisão parental, especialmente entre os meninos, mostrou-se uma ferramenta poderosa na prevenção do uso precoce de cannabis. Jovens que tinham pais atentos às suas atividades e amizades eram menos propensos a desenvolver atitudes positivas em relação à substância.

Os pesquisadores reforçam que conversas abertas e honestas sobre os riscos da cannabis, junto a um monitoramento consistente, são estratégias eficazes para reduzir a aceitação da droga entre adolescentes. Eles sugerem que os pais enquadrem o consumo de cannabis como uma decisão adulta, destacando seus potenciais riscos para cérebros em desenvolvimento.

Fonte: Journal of Child and Family Studies. DOI: 10.1007/s10826-024-02943-7.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários