Notícias de saúde
20 de maio de 2025 (Bibliomed). Um estudo publicado no JAMA Psychiatry revelou que adolescentes que usam cannabis apresentam mais sintomas psicóticos e maior sofrimento emocional em comparação com aqueles que nunca utilizaram a substância. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 11 mil adolescentes ao longo de quatro anos para entender melhor essa relação.
A pesquisa testou três hipóteses: se o uso de cannabis causa aumento dos sintomas psicóticos, se há uma vulnerabilidade compartilhada entre ambos ou se os jovens utilizam a substância para aliviar sintomas já existentes. Os resultados mostraram que adolescentes que usaram cannabis relataram mais sintomas psicóticos desde o início do estudo, sugerindo que esses jovens já tinham uma predisposição maior para esse tipo de transtorno. Além disso, antes do início do uso da substância, os sintomas psicóticos e o sofrimento emocional aumentaram, indicando que alguns podem recorrer ao uso como uma forma de automedicação.
No entanto, os pesquisadores encontraram evidências mistas sobre o impacto da cannabis no agravamento dos sintomas psicóticos após o início do uso. Isso sugere que, embora o consumo possa estar associado a esses sintomas, outros fatores também podem influenciar essa relação.
Os resultados reforçam a necessidade de cautela no consumo de cannabis por adolescentes e destacam a importância de políticas públicas voltadas para a saúde mental e o uso de substâncias nessa faixa etária.
Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2024.3525.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também