Notícias de saúde

Mídias sociais podem levar ao consumo de maconha

17 de julho de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores da Washington State University, nos Estados Unidos, descobriu que os adolescentes ainda veem muitas mensagens positivas sobre a cannabis por meio de postagens nas redes sociais, e que essas mensagens influenciaram suas intenções e o uso real de cannabis.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram 350 adolescentes e 966 estudantes universitários em todo o estado de Washington. A maconha recreativa é legal no estado desde 2012, embora tenha regulamentos destinados a impedir a propaganda de maconha para menores. Essas regras proíbem o uso de desenhos animados ou celebridades voltadas para os jovens na publicidade da cannabis, mas não impede posts sobre a cannabis nas mídias sociais.

Mais de 80% dos participantes da pesquisa relataram ter visto mensagens pró-cannabis nas mídias sociais. Essas postagens falavam sobre estar chapado ou alegavam que a maconha era inofensiva. As mensagens pró-cannabis encontradas com mais frequência eram de celebridades ou em letras de músicas.

Adolescentes e estudantes universitários que viram mensagens mais positivas eram mais propensos a dizer que pretendiam usar a droga. Os participantes da pesquisa disseram que também encontraram algumas mensagens anti-cannabis, incluindo que era prejudicial ou para perdedores. Essas mensagens tiveram algum impacto indireto, parecendo diminuir a intenção de uso em jovens que já sentiam que o uso da droga poderia ter resultados negativos.

Fonte: Health Communication. DOI: 10.1080/10410236.2022.2162707.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários