Notícias de saúde

Medicamento para enxaqueca pode parar as dores de cabeça ao primeiro sinal

11 de março de 2025 (Bibliomed). Um medicamento para enxaqueca pode ajudar a interromper as dores de cabeça muito intensas, permitindo que os pacientes continuem com suas vidas diárias com poucos ou nenhum sintoma, indicou um estudo realizado no Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos.

O Ubrogepant é um antagonista do receptor de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, ou inibidor de CGRP. Esses medicamentos funcionam bloqueando uma pequena proteína que desempenha um papel fundamental na transmissão da dor.

O estudo envolveu 518 pacientes que sofriam de dois a oito ataques de enxaqueca por mês. Todos os participantes apresentavam regularmente sinais de que uma enxaqueca começaria nas próximas horas, como sensibilidade à luz e ao som, fadiga, dor ou rigidez no pescoço, tontura ou aura visual.

Os participantes receberam aleatoriamente uma pílula de placebo ou um comprimido de ubrogepant de 100 miligramas e foram instruídos a tomá-los quando sentissem que sua próxima enxaqueca chegaria. Depois, eles então receberam placebo ou ubrogepant - o que não receberam durante a primeira rodada - e pediram para tomar a pílula antes do próximo ataque de enxaqueca.

Cerca de 24 horas após tomar a pílula, 65% dos que tomaram ubrogepant relataram que tiveram poucos ou nenhum sintoma de enxaqueca, em comparação com 48% dos que tomaram placebo.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000209745.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários