Notícias de saúde
17 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, a posse de arma é permitido, mas cada estado tem autonomia para decidir que poderá comprar uma arma. Um estudo da Universidade Tufts mostrou que naqueles que exigem apenas atestado de antecedentes universais têm taxas de homicídios maiores do que aqueles que exigem licenças.
Para o estudo, os pesquisadores compararam assassinatos por arma de fogo em 12 estados com verificações de antecedentes universais, mas sem requisitos de permissão, com aqueles em sete estados que têm leis de permissão de armas. Os dados foram de 1976 a 2022. Os estados que exigem licenças de armas tiveram reduções em mortes por tiros variando de 2% a 32%, mas as verificações de antecedentes por si só fizeram pouca diferença.
Embora os requisitos variem de acordo com o estado, as leis de permissão normalmente exigem que as pessoas passem por uma série de verificações antes de conceder autorização para comprar armas de vários revendedores. A permissão normalmente é válida por vários anos.
Os bancos de dados criminais estaduais mantidos para leis de permissão de armas são mais consistentemente mantidos atualizados e são mais propensos a registrar crimes de menor gravidade, como violência doméstica ou dirigir sob influência de álcool. Além disso, pessoas com antecedentes criminais podem comprar uma arma de fogo quando uma verificação de antecedentes demora tanto que passa da janela de 72 horas em que uma pessoa pode ser legalmente mantida esperando por uma arma.
As permissões também podem ser suspensas imediatamente após a condenação por um crime que desqualifica a posse de armas, enquanto as verificações de antecedentes podem levar algum tempo para alcançar a condenação
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.25025.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também