Notícias de saúde
14 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Pessoas que passam muitas horas sentadas por dia podem reduzir o risco geral de morte, especialmente por motivos cardíacos, se realizarem 140 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa a cada semana. É o que indica estudo realizado na Columbia University, nos Estados Unidos.
Para o estudo, os pesquisadores examinaram dados de mais de 6.300 pessoas com diabetes que participaram da Annual National Health and Nutrition Examination Survey entre 2007 e 2018. Como parte da pesquisa, os participantes foram solicitados a estimar a quantidade de tempo que gastavam a cada semana realizando atividades físicas moderadas a vigorosas, bem como o tempo gasto sentado.
Os resultados mostraram que pessoas que ficavam sentadas por oito horas ou mais diariamente tinham um risco 77% maior de morrer cedo se fizessem menos de 140 minutos de atividade física moderada/vigorosa por semana. No entanto, aqueles que atingiram a meta de 140 minutos tiveram apenas um risco 20% maior de morte precoce.
A atividade física teve um impacto ainda maior no risco de morrer de doença cardíaca: pessoas sedentárias por oito horas ou mais diariamente tinham um risco quase 3,5 vezes maior de morrer de doença cardíaca se fizessem menos de 140 minutos de atividade física moderada/vigorosa por semana. Mas se eles se exercitassem por 140 minutos ou mais, seu risco de morrer de doença cardíaca na verdade diminuía em 11%, apesar de seu comportamento sedentário.
Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc24-0673.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também