Notícias de saúde
07 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Comer carne vermelha e carne processada pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, sugere estudo realizado na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados agrupados de quase 2 milhões de pessoas que participaram de 31 estudos diferentes em 20 países. Os dados mostraram qeu comer regularmente 50 gramas de carne processada por dia (o equivalente a duas fatias de presunto) pode aumentar em 15% o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em dez anos. Da mesma forma, comer 100 grams de carne vermelha não processada, um bife, por exemplo, aumenta esse risco em 10%.
O estudo também descobriu um risco 8% maior de diabetes entre pessoas que comiam aves regularmente, como frango, peru ou pato. No entanto, essa associação se tornou mais fraca à medida que mais fatores foram levados em consideração, enquanto as ligações entre diabetes e carne vermelha ou não processada persistiram.
De acordo com os autores, esses dados apoiam as recomentados de limitar o consumo de carne processada e carne vermelha como forma de prevenção do diabetes tipo 2.
Fonte: The Lancet Diabetes and Endocrinology. DOI: 10.1016/S2213-8587(24)00179-7.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também