Notícias de saúde

Alemanha Teme Mais Casos da Vaca Louca

Por Erik Kirschbaum

BERLIM (Reuters)
- A Alemanha disse na segunda-feira que temia mais casos da doença da vaca louca no gado bovino, depois da descoberta de uma segunda vaca infectada com o mal degenerativo do cérebro na Bavária.

O primeiro-ministro da Alemanha, Gerhard Schroeder, admitiu que o governo errou em não tomar providências mais prontamente.

Líderes regionais pediram controles mais rígidos no momento em que surgem notícias de que alguns animais ainda estão sendo alimentados com ração ilegal de origem animal.

"Admito que não demos suficiente atenção", disse Schroeder em um comício de campanha em Weiden, oeste do país.

"Isso vale tanto para os líderes políticos quanto para os fazendeiros e consumidores. Todos deveriam saber que alimentar ruminantes com proteína animal acabaria causando problemas a longo prazo."

O secretário de Estado do Ministério da Agricultura, Erwin Jordan, disse que a doença provavelmente seria encontrada em muitos animais no rebanho de 15 milhões de cabeças do país, agora que novos testes foram introduzidos.

"Espera-se encontrar mais casos com a implantação de novos testes", disse Jordan. "Não posso prever quantos."

Jordan disse que a Alemanha não enfrentará o mesmo nível de infecção que a Grã-Bretanha, onde a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) chegou às manchetes em 1986 e inúmeros casos foram confirmados. Ele disse que a Alemanha pode ter um número de casos parecido com a França, onde a BSE é encontrada em uma vaca para cada 200 mil.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários