Notícias de saúde

Alemanha Pede Testes da Doença da Vaca Louca Para Carneiros

29 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). A Alemanha pediu que os testes de controle de carnes sejam ampliados para incluir os carneiros, em meio à descoberta de novos casos de animais contaminados com a doença da vaca louca.

A agência que realiza o teste para a doença (cientificamente conhecida como encefalopatia espongiforme bovina, ou BSE) confirmou a descoberta de dois novos casos de contaminação na Alemanha. O total de animais com a doença descobertos no país sobe agora para sete.

A Alemanha afirmou por muito tempo estar livre da BSE. E cada novo caso abala ainda mais a confiança dos consumidores nas autoridades.

Os temores fizeram cair drasticamente o consumo de carne e levaram a desconfianças em relação ao prato nacional por excelência, a salsicha.

A Alemanha ainda está longe de chegar aos níveis de contaminação da Grã-Bretanha, onde 180 mil vacas contraíram a BSE desde 1986. Nesse país também ocorreram 87 casos da forma humana do mal, a doença de Creutzfeldt-Jakob.

Os políticos alemães agiram prontamente para evitar que os temores dos consumidores não se espalhassem também para as carnes de cabrito e carneiro.

O ministro da Agricultura do país, Karl-Heinz Funke, deseja que os testes sejam estendidos para os carneiros e pediu que a União Européia (UE) estude a possibilidade de esse animal também estar ligado à BSE.

"Precisamos ampliar os testes para incluir carneiros. Discutimos a questão ao nível europeu, porque ela pertence a esse nível. Precisamos de uma solução européia para a questão", afirmou.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários