Notícias de saúde
23 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Ir ao banheiro regulamente pode estar ligado a uma melhor saúde a longo prazo, indica pesquisa realizada no Institute for Systems Biology, nos Estados Unidos.
Segundo os pesquisadores, ir ao banheiro com regularidade permite que o organismo absorva nutrientes essenciais sem produzir toxinas prejudiciais aos órgãos.
Ir ao banheiro uma ou duas vezes ao dia dá aos micróbios intestinais tempo suficiente para digerir a fibra alimentar, que eles fermentam em ácidos graxos de cadeia curta benéficos. Depois disso, o ecossistema muda para a fermentação de proteínas, que produz várias toxinas que podem entrar na corrente sanguínea.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados médicos e de estilo de vida de mais de 1.400 adultos saudáveis. Essas pessoas foram divididas em quatro grupos com base na frequência de evacuação - constipação, normal-baixo, normal-alto e diarreia. Os constipados evacuavam uma ou duas vezes por semana, normal-baixo de três a seis vezes por semana e normal-alto de uma a três vezes por dia.
Os resultados mostraram que pessoas com constipação e diarreia tendem a ter níveis mais altos de bactérias associadas à fermentação tóxica de proteínas. As toxinas produzidas pela fermentação de proteínas podem causar danos aos órgãos. Por exemplo, um subproduto da fermentação de proteínas chamado indoxil-sulfato está significativamente associado à redução da função renal. Os níveis sanguíneos desse subproduto e de outra toxina chamada p-cresol-sulfato estavam elevados em pessoas com constipação.
Pessoas mais jovens, mulheres e aquelas com IMC mais baixo tendem a evacuar com menos frequência. A saúde mental também pode afetar os movimentos intestinais de uma pessoa.
Fonte: Cell Reports Medicine. DOI: 10.1016/j.xcrm.2024.101646.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também