Notícias de saúde
04 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Exercícios simples realizados durante rodadas de quimioterapia podem ajudar as pessoas a evitar danos nos nervos normalmente associados aos medicamentos, sugere um novo estudo realizado na Universidade de Basel, na Suíça.
Cerca de 70% a 90% das pessoas que fazem quimioterapia reclamam de dor, problemas de equilíbrio ou sensação de dormência, queimação ou formigamento, disseram os pesquisadores em notas de fundo. Esses sintomas nervosos podem desaparecer após o tratamento do câncer, mas permanecem na metade do tempo. Cerca de duas vezes mais pacientes com câncer em quimioterapia acabaram com danos nervosos duradouros se não praticassem exercícios, em comparação com dois grupos aos quais foram atribuídos regimes de exercícios diferentes, mostraram os resultados.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 158 pacientes com câncer que receberam um dos dois medicamentos quimioterápicos, oxaliplatina ou alcaloides da vinca, e os dividiram em três grupos. Dois grupos completaram sessões de exercícios duas vezes por semana durante a quimioterapia, cada uma com duração de 15 a 30 minutos. Um grupo exercitou-se equilibrando-se em uma superfície instável e o outro exercitou-se em uma placa vibratória. O terceiro grupo recebeu tratamento padrão, sem regime de exercícios.
Exames regulares realizados nos cinco anos seguintes mostraram que os exercícios realizados juntamente com a quimioterapia reduziram a incidência de danos nos nervos em 50% a 70%. O exercício também melhorou a qualidade de vida dos pacientes, ajudou-os a suportar doses pesadas de quimioterapia e reduziu o risco de morte.
Os pesquisadores estão trabalhando em diretrizes para que os hospitais integrem exercícios no tratamento do câncer como terapia de suporte. Há também um estudo em andamento em seis hospitais infantis na Alemanha e na Suíça, para verificar se o exercício pode prevenir danos nos nervos em crianças que recebem quimioterapia.
Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.2354.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também