Notícias de saúde

Cigarros eletrônicos com nicotina em forma de sal podem aumentar dependência entre jovens

22 de novembro de 2024 (Bibliomed). Estudo revelou que os cigarros eletrônicos que utilizam nicotina em forma de sal, em vez da forma base livre, podem aumentar significativamente a ingestão de nicotina e o risco de dependência entre jovens adultos. A pesquisa, que envolveu 72 participantes com idades entre 21 e 25 anos, mostrou que os líquidos com nicotina em sal, especialmente na concentração de 5%, resultaram em níveis mais altos de nicotina no sangue e em uma maior intensidade de "tragadas" durante o uso.

Além disso, esses líquidos também receberam avaliações mais positivas dos participantes, que relataram maior prazer e satisfação com o uso, em comparação com os líquidos de base livre. O estudo também apontou que os líquidos com sabor de mentol, em particular, aumentaram a aceitação e o uso entre os jovens, em comparação com os sabores de tabaco.

Esses resultados sugerem que a forma de sal da nicotina, comum em muitos cigarros eletrônicos disponíveis no mercado, pode ter um potencial de abuso maior, contribuindo para uma maior dependência. Isso levanta preocupações sobre a necessidade de regulamentação mais rígida sobre os níveis de aditivos ácidos e o uso de sabores como o mentol nesses produtos.

Com base nos achados, restringir esses componentes nos cigarros eletrônicos pode ser uma medida eficaz para reduzir o risco de dependência entre jovens adultos que utilizam esses dispositivos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.26702.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários