Notícias de saúde
18 de novembro de 2024 (Bibliomed). A doença cardíaca valvular é muito mais comum em adultos idosos, alerta um novo estudo realizado na University of East Anglia, no Reino Unido. Mais de um quarto das pessoas saudáveis e sem sintomas com 60 anos ou mais tinham doença valvular cardíaca não detectada anteriormente. Os sintomas da doença valvular cardíaca podem incluir falta de ar, dor no peito, fraqueza, tontura, fadiga, tornozelos e pés inchados ou palpitações no peito ou pescoço.
O sangue deve fluir através do coração em uma direção. As válvulas dentro do coração evitam que o sangue retorne entre os batimentos, garantindo o funcionamento ideal. A doença das válvulas cardíacas ocorre quando uma ou mais válvulas cardíacas funcionam mal, seja por não abrirem totalmente para permitir a passagem de sangue suficiente ou por não fecharem adequadamente, o que permite que o sangue vaze de volta na direção errada.
Para o novo estudo, os pesquisadores avaliaram mais de 4.200 residentes do Reino Unido com 60 anos ou mais que não haviam sido diagnosticados com doença valvular cardíaca. Os participantes preencheram um questionário de saúde, depois foram submetidos a um exame clínico e a uma leitura ultrassonográfica do coração. Doença valvular cardíaca foi encontrada em 28% deles, embora doença moderada a grave tenha sido encontrada em apenas 2,4%, mostram os resultados. Uma em cada 42 pessoas com 60 anos ou mais tinha doença valvar não diagnosticada, estimaram os pesquisadores. Isso sobe para um em cada 15 pessoas com 75 anos ou mais.
Segundo os pesquisadores, mais estudos são necessários para descobrir a prevalência exata da doença valvular cardíaca nos idosos, bem como melhores métodos de rastreio para identificar e gerir com precisão a doença.
Fonte: European Heart Journal-Cardiovascular Imaging. DOI: 10.1093/ehjci/jeae127.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também