Notícias de saúde

Aspirina Pode Ajudar a Combater Câncer de Próstata

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - A aspirina, droga de 100 anos usada para tratar dores de cabeça e prevenir enfartes e derrames, também pode ajudar a combater o câncer de próstata, afirmaram cientistas na terça-feira.

Uma nova pesquisa de médicos do Grupo de Biologia da Próstata, do Imperial College, e do Hospital Hammersmith, em Londres, demostra que a droga pode deter ou retardar uma enzima chamada COX-2 que está envolvida no crescimento de tumores cancerosos.

Em um estudo publicado no British Journal of Urology, Paul Abel e sua equipe afirmaram que testes em laboratório com 112 amostras de tecido da próstata canceroso e benigno demostraram um aumento da COX-2 no tecido canceroso.

Drogas antiinflamatórias, como a aspirina, bloqueiam a ação da enzima. "A aspirina pode atuar nesta situação e pode ser uma droga apropriada para usar, no entanto, não sabemos isso e é provável que a aspirina tenha efeitos colaterais", disse Abel.

"Existem duas formas desta enzima e a aspirina afeta ambas, no entanto, no câncer de próstata, a única que é aumentada é a cox-2. Só precisamos reduzir os níveis de cox-2", acrescentou Abel.

Ele ressaltou que pessoas não devem começar a tomar aspirina para combater o câncer de próstata. Para Abel, a pesquisa é a primeira peça de um grande quebra-cabeças. Um tratamento mais provável seriam drogas semelhantes à aspirina, os chamados inibidores de COX-2, usados para tratar artrite.

O Vioxx, do laboratório Merck, e o Celebrex, da empresa Pharmacia, são dois inibidores de COX-2 para artrite.

"Há sugestões na literatura de que uma das coisas que esta enzima pode fazer é ativar genes responsáveis por dar imortalidade às células", disse El-Nasir Lalani, que contribuiu na pesquisa. A divisão celular desordenada é uma característica do câncer.

Abel e Lalani esperam iniciar testes com inibidores de COX-2 para determinar seu impacto em tumores na próstata.

Além de um possível papel no tratamento do câncer de próstata, os cientistas afirmaram que drogas como a aspirina também podem ter um papel no combate ao câncer de cólon.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários