Notícias de saúde

Projeto de Lei deve instituir Semana de Combate ao Câncer de Próstata

Belo Horizonte, 06 de Setembro de 2001 (Bibliomed). Os deputados federais discutiram em plenário há alguns dias o Projeto de Lei 3.500/97, da deputada Telma de Souza (PT-SP), que institui a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata.

O Projeto chegou a ser aprovado em 1997 e, desta vez, passou pelo Senado e pelas comissões de Constituição e Justiça e de Redação e de Seguridade Social e Família. Segundo o Projeto de Lei, a data de combate ao câncer de próstata deve começar pela semana que se inicie no dia 27 de novembro.

Pelo substitutivo proposto pelo Senado, o Ministério da Saúde assume os encargos da promoção e coordenação de um Programa Nacional de Controle ao Câncer de Próstata. As parcerias com as secretarias estaduais e municipais de saúde, universidades, sociedade civil e sindicatos serão fundamentais para a realização de trabalhos educativos e preventivos junto à população masculina acima de 40 anos.

A implementação do Programa vai depender de um consenso, também promovido pelo Ministério, que vai mobilizar os especialistas. O Projeto de Lei estabelece que o Programa será desenvolvido por mais de cinco anos consecutivos, utilizando-se também de campanha institucional nos meios de comunicação. A matéria ainda vai seguir para sanção presidencial.

Estatísticas apontam que o tumor de próstata é, hoje, o segundo mais letal entre os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, até o final deste ano, quase 21 mil homens receberão o diagnóstico da doença. O Instituto Nacional do Câncer estima que no mesmo período vão ocorrer 7,3 mil mortes em decorrência do problema.

O exame urológico anual é o melhor caminho para a prevenção e para o diagnóstico precoce. Ele deve ser feito a partir dos 45 anos. Em muitos casos, a doença não provoca sintomas, o que dificulta sua identificação. Mesmo assim, quanto antes o problema for constatado, maiores são as chances de cura.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários