Notícias de saúde

Considerando fazer uma vasectomia? Evite informações de saúde no TikTok

04 de novembro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo, realizado na Duke University, nos Estados Unidos, examinou a qualidade dos 100 vídeos mais curtidos no TikTok e descobriu que, em termos de precisão médica, eles obtiveram uma pontuação de 0,19 em uma escala que varia de 0 a 5.

Segundo os autores, além da má qualidade das informações, foi preocupante ver que havia lacunas nas informações em locais onde um profissional médico teria fornecido um contexto relevante.

De acordo com os pesquisadores, cerca de 1 em cada 5 norte-americanos, especialmente os jovens, afirma que costuma recorrer ao TikTok para obter informações sobre saúde. Na verdade, os 100 vídeos mais curtidos na plataforma de mídia social com a hashtag #vasectomia reuniram um total de 353 milhões de visualizações. No entanto, apenas 12% ofereceram informações científicas ou de saúde e 6% foram postados por profissionais de saúde.

Embora tenham obtido uma classificação elevada em "compreensibilidade" (83%), obtiveram uma classificação baixa em termos de utilidade/prática ("acionabilidade"), com apenas 1,3%, e 30% não mencionaram o papel do homem na contracepção, enquanto 11% mencionaram o aborto.

Os pesquisadores dizem que as descobertas estão alinhadas com os resultados decepcionantes do TikTok como fonte de informações de saúde encontrados em análises anteriores.

Fonte: AUA News. American Urological Association.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários