Notícias de saúde

Cada vez mais homens estão fazendo vasectomia

25 de janeiro de 2024 (Bibliomed). As vasectomias estão se tornando mais comuns nos Estados Unidos, com taxas aumentando em mais de um quarto durante a última década, revela um estudo da Universidade de Chicago. A taxa de vasectomia nos EUA aumentou 26% entre 2014 e 2021, de acordo com uma análise de dados comerciais de alegações de saúde.

Para o estudo, os pesquisadores reuniram dados de sinistros de seguros de saúde para calcular a taxa anual de vasectomia entre homens com seguros privados nos Estados Unidos, com idades entre 18 e 64 anos. A percentagem de todos os pacientes do sexo masculino submetidos a vasectomia num determinado ano aumentou de cerca de 0,43% em 2014 para 0,54% em 2021.

Os aumentos relativos foram maiores em homens sem filhos (61%), homens com esposa mais velha (41%), homens solteiros (41%) e homens jovens de 18 a 24 anos (37%). A vasectomia também continuou sendo uma opção popular para homens com dois ou mais filhos. As áreas rurais registaram maiores aumentos nas taxas de vasectomia do que as áreas urbanas, acrescentaram os investigadores.

Segundo os autores, o cenário atual parece estar fazendo com que alguns homens assumam mais responsabilidades para prevenir uma gravides indesejada. Os fatores para essa mudança podem ser pessoais e multifatoriais, mas as motivações podem incluir preocupações com o parceiro e medo de ter filhos que não querem.

A vasectomia é um procedimento minimamente invasivo, no qual o médico retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos, é feito com anestesia local e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

Para os pesquisadores, a vasectomia permanece como um método subutilizado em comparação com contracepção feminina permanente. Mesmo com aumentos relativos na procura do procedimento, os números gerais permanecem baixos, com cerca de 4% dos homens submetidos à vasectomia.

Fonte: Urology. DOI: 10.1016/j.urology.2023.06.013.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários