Notícias de saúde

Poucos norte-americanos fazem exames recomendados para câncer de pulmão

14 de outubro de 2024 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, apenas uma parte das pessoas que deveriam fazer exames para câncer de pulmão estão fazendo. Embora as taxas gerais tenham aumentado ligeiramente, menos de 1 em cada 5 pessoas elegíveis para o rastreio estão em dia com ele, de acordo com o estudo liderado pela American Cancer Society.

A sociedade e a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA recomendam uma tomografia computadorizada anual para pessoas com alto risco de câncer de pulmão. Isso inclui fumantes atuais com idades entre 50 e 80 anos, bem como aqueles que pararam de fumar há menos de 15 anos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 26.000 norte-americanos elegíveis para rastreio de câncer de pulmão. Mais de 61% eram fumantes, 54% eram homens e 64% tinham mais de 60 anos. Quase 8 em cada 10 eram brancos. No geral, 18% foram rastreados para câncer de pulmão. As taxas variaram de estado para estado, com taxas mais baixas no Sul, onde sete estados não expandiram a elegibilidade para o Medicaid.

As taxas de rastreio aumentaram com a idade: de 6,7% para pessoas com cerca de 50 anos para 27,1% entre pessoas com 70 anos. Uma em cada 20 pessoas que não tinham seguro ou que não tinham uma fonte habitual de cuidados não tinha sido examinada. As taxas de rastreio foram mais elevadas nos estados que expandiram a elegibilidade para a cobertura do Medicaid.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.1655.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários