Notícias de saúde

Depressão em adolescentes poderia estar ligada a maior risco de doença cardiovascular

10 de outubro de 2024 (Bibliomed). A depressão afeta cerca de 8% dos adolescentes em todo o mundo e é um fator de risco conhecido para doenças cardiovasculares prematuras na vida adulta. Embora as razões para esse risco ainda não sejam completamente compreendidas, um estudo do Hospital for Sick Children (SickKids) encontrou que certos subgrupos de adolescentes com depressão têm um risco ainda maior de desenvolver Doenças Cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares se referem a um grupo de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Os métodos de triagem de rotina hoje em dia dependem muito de medições corporais para avaliar a elegibilidade para medidas preventivas contra doenças cardiovasculares.

Pesquisas anteriores identificaram que pouco mais da metade dos adolescentes com Transtorno Depressivo Maior exibem pelo menos dois fatores de risco para doenças cardiovasculares. Agora, um novo estudo publicado na JAACAP Open, aprofunda-se em como esses fatores de risco se manifestam em adolescentes com Transtorno Depressivo Maior. Os pesquisadores identificaram a heterogeneidade da depressão em adolescentes e entendendo melhor a interseção entre saúde mental e física, esperamos fornecer cuidados mais personalizados e eficazes para essa população vulnerável.

O estudo recrutou 189 adolescentes com Transtorno Depressivo Maior e avaliou seus sintomas de saúde mental e fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial, colesterol e índice de massa corporal (IMC). Utilizando aprendizado de máquina e uma análise estatística chamada análise de cluster, os pesquisadores identificaram quatro grupos distintos de adolescentes com depressão, dois dos quais apresentaram maior risco de Doenças Cardiovasculares. Um dos subgrupos de alto risco tinha altos níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL, ou "colesterol ruim"), mas aparentava ser saudável no exame físico.

Estes achados sugerem que pode haver um subgrupo de adolescentes com depressão que não seria identificado usando indicadores usuais de exame físico, mas que estão em risco aumentado de doença cardíaca mais tarde na vida. Com base nesses achados, os autores da pesquisa acreditam que uma abordagem mais personalizada para o tratamento da depressão, alinhada com a Saúde Infantil de Precisão, pode incorporar cuidados preventivos para a saúde do coração em adolescentes com maior risco de doenças cardiovasculares.

Fonte: JAACAP Open. DOI: 10.1016/j.jaacop.2024.04.004.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários