Notícias de saúde

Como identificar depressão e ansiedade em meninas antes da puberdade

10 de outubro de 2024 (Bibliomed). Um estudo conduzido por pesquisadores da Penn State University revelou que os sintomas de depressão e ansiedade em adolescentes do sexo feminino apresentam pouca ou nenhuma variação antes da primeira menstruação. Esse achado sugere uma janela de triagem precoce antes da puberdade. Além disso, os pesquisadores descobriram que a gravidade dos sintomas diminui conforme aumenta o tempo desde a primeira menstruação.

Os resultados, publicados no Journal of Adolescent Health, foram obtidos a partir de uma análise secundária de dados coletados em um estudo longitudinal sobre múltiplos fatores. A equipe de pesquisa sugere que, caso esses achados sejam confirmados, a triagem para depressão e ansiedade antes do início da menstruação e a interpretação desses sintomas em relação ao tempo desde a menarca podem ajudar os clínicos a compreender melhor e responder à psicopatologia relacionada à puberdade.

O estudo acompanhou uma amostra comunitária de 262 adolescentes do sexo feminino, em faixas etárias de 11, 13, 15 e 17 anos, ao longo de um período de quatro anos. As participantes relataram sua idade na primeira menstruação e foram avaliadas anualmente quanto a sintomas de depressão e ansiedade. A avaliação dos sintomas depressivos incluía sentimentos de tristeza, raiva, irritabilidade, perda de interesse social e solidão. A avaliação dos sintomas de ansiedade incluía estresse, tensão e preocupação.

Os pesquisadores observaram que, após a menarca, os sintomas diminuíram, sugerindo que, com o tempo, os hormônios da puberdade podem se estabilizar, tornando as adolescentes menos sensíveis às flutuações hormonais.

Este estudo destaca a importância de considerar o tempo desde a menarca, em vez da idade cronológica, como um indicador na pesquisa sobre o desenvolvimento psicológico e social das adolescentes.

Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2024.03.010.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários