Notícias de saúde

Gordura no fígado aumenta risco de doença cardíaca

31 de agosto de 2022 (Bibliomed). Cerca de 30% dos adultos em todo o mundo têm um acúmulo de gordura no fígado, uma condição chamada doença hepática gordurosa não alcoólica. Agora, uma equipe internacional de pesquisadores associou essa condição a um risco aumentado de insuficiência cardíaca.

Os pesquisadores revisaram 11 estudos de longo prazo de cinco países (Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, Suécia e Finlândia) que foram publicados até março de 2022. Eles analisaram as ligações entre esse tipo de doença hepática e insuficiência cardíaca entre mais de 11 milhões adultos de meia idade.

Durante o período médio de monitoramento de 10 anos, mais de 97.000 foram diagnosticados com insuficiência cardíaca, uma condição na qual o coração é incapaz de bombear quantidades suficientes de sangue para todo o corpo. A presença de doença hepática gordurosa não alcoólica foi associada a um risco aumentado de 50% de desenvolver insuficiência cardíaca nos próximos dez anos, independentemente de idade, sexo, gordura corporal, diabetes, pressão alta, etnia e outros fatores de risco cardiovascular comuns.

O risco de doença cardíaca também parecia paralelo à gravidade da doença hepática, especialmente com fibrose hepática mais extensa (cicatrização).

Os pesquisadores não sabem ao certo por que essa doença hepática está ligada ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Mas eles observam que a doença hepática gordurosa não alcoólica piora a resistência à insulina, promove a formação de placas e libera um coquetel de produtos químicos inflamatórios e espessantes do sangue.

Fonte: Gut. DOI: 10.1136/gutjnl-2022-328224.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários